Sublimação: imagens em transitividade

Lurdi Blauth (Feevale) Elaine Tedesco (UFRGS)
Revista Digital do LAV – Santa Maria – ano VI, n.10, p. 71-84 – mar. 2013 ISSN 1983-7348

Resumo

O presente artigo trata da impressão como uma etapa intermediária em processos de elaboração de imagens artísticas, abordando-se especificidades do processo de impressão por sublimação. Analisa também o caráter transitivo das imagens possibilitado pelas transferências agenciadas entre matriz e suporte de impressão, nos trabalhos de Lurdi Blauth, Eduardo Vieira da Cunha e Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa. Na produção desses artistas detecta-se o emprego de procedimentos de impressão, descreve-se os diferentes modos de imprimir e suas implicações nas etapas de trabalho para a elaboração de linguagens como a pintura, gravura e fotografia. O referencial teórico articula o pensamento de Didi-Huberman a respeito da impressão como um paradigma antropológico que envolve a questão da transmissão permeada pelas relações entre duplo e semelhança e as definições de Edmund Couchot referentes à matriz numérica implicando a estrutura matriz-imagem e suas especificidades na transferência da realidade pré-existente.

Palavras-chave: Impressão. Matriz. Sublimação. Processos artísticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

..